sábado, 31 de janeiro de 2015

Bailarina de 10 anos de idade receberá apoio da prefeitura de Cabedelo para participar do Ballet Bolshoi


29/01/2015 | 15h41min

Mirella Eduarda, de 10 anos, é uma aluna da Escola de Balé Municipal de Cabedelo que foi aprovada para a Escola do Teatro Bolshoi da Rússia, com sede na cidade de Joinville (SC), um dos mais conceituados centros de formação em balé clássico no Brasil, e agora contará com apoio da prefeitura de Cabedelo para se profissionalizar. Mirella viaja nesta quinta-feira (29) e a Prefeitura, além da passagem aérea, concederá à bailarina uma subvenção de forma a ajudá-la financeiramente durante o período de estudo.
Mirella deve passar oito anos estudando balé clássico na única filial da conceituada escola russa no país. É a primeira vez que uma bailarina de Cabedelo consegue ser aprovada na seleção do centro de formação.
“Acompanhamos Mirella desde quando foi selecionada para a pré-seleção do Bolshoi. Ela se sobressaiu e, com apenas 10 anos, mostrou maturidade e muito talento. É um orgulho muito grande para todos nós ter uma representante como ela. E não poderíamos deixar de auxiliá-la e ajudá-la nessa nova e importante etapa da sua vida. A Prefeitura aposta em seu potencial e tem certeza que Mirella crescerá ainda mais. É a forma de dizermos que acreditamos nos nossos talentos, nas nossas crianças. Ela é um exemplo de garra e determinação, dentre tantos outros que temos aqui na cidade”, destaca o secretário de Cultura, Walmarques Júnior.
Sob a coordenação da professora Joelma Ferreira, o atual corpo de alunos do Balé Municipal conta com a orientação de seis professoras. Em 2014, a escola totalizou 400 alunas, entre 04 e 25 anos de idade, que participam das aulas de segunda à sexta-feira, divididas nos turno da manhã, tarde e noite.
“Depois de Mirella e Rafaela Soares (que também foi para a pré-seleção no Bolshoi), a demanda pela Escola aumentou. Esse incentivo que a Prefeitura vem dando às nossas alunas é de suma importância para o crescimento e a realização de sonhos, como esse. Quando as crianças entram no Balé, elas estão atrás de uma formação profissional e a gestão atual entende isso, por isso acredita e investe nelas”, diz Joelma.
Para Mirella, mais que a realização de um sonho, a oportunidade será uma mudança de vida para toda a família.
“Agradeço muito à Prefeitura por tudo que vem fazendo por minha filha, desde o começo. Essa ajuda será muito importante para ela continuar acreditando em seu sonho. Sem ela, não sei como seria lá.”, ressalta o pai, Elionaldo Ferreira.
Escola de Balé Municipal - Além de conteúdos teóricos relacionados às artes em geral e ao balé clássico propriamente dito, o corpo de alunas do Balé Municipal de Cabedelo estuda iniciação à dança, dança criativa, moderna e contemporânea. 
Apenas alunas que comprovem bom aproveitamento em suas escolas podem ter aceso à Escola de Balé. A maior parte das aulas ocorre na Sala de Dança, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, anexa ao Teatro Santa Catarina.
De acordo com Joelma, o Balé de Cabedelo já estimulou o recente ingresso de várias alunas no curso de Licenciatura em Arte-educação, na UFPB.  “Temos percebido, com muita gratidão, o enorme e o crescente apoio da atual gestão municipal. Um projeto como este só alcança seus reais objetivos com a coparticipação de todos os agentes envolvidos no processo educacional, como alunos, pais, professores e o poder público, através das necessárias condições de trabalho”. 
Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário